sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Anos 40 - Período de Guerra

Vou falar agora da moda da década de 40, vou dividir entre antes e depois da guerra.
Començando... Era época de guerra, a Segunda Guerra Mundial afetou todo o comportamento, a cultura, a vida e é claro, a moda, principalmente na Europa, mas no resto do mundo também, até aqui no Brazilsinho.
 Bem, a Europa, Paris em foco, foi o centro da moda por muito tempo. Na guerra esse quadro mudou, já que Paris foi invadida e muitos dos estilistas saíram da cidade e fecharam seus atelies. Isso deu a chance da moda de outros locais se desenvolver, os EUA ficaram mais independentes em relação a suas criações, e aqui no Brasil tivemos o desenvolvimento de confecções e marcas.


Havia regra de racionamento de roupa, a quantidade de tecido era limitada, isso fazia as pessoas a reformarem e customizarem suas roupas, e a costurarem em casa.
 A vestimenta se caracterízava por um estilo meio militar, o corte era reto, nos casacos usava-se ombreira para criar um ombro e corpo mais anguloso o que era uma imitação das fardas. As calças se tornaram uma peça prática, a saia se tornou mais curta e com pregas e os vestidos imitavam conjunto de casacos + saias. Havia também uma saia-calça, que assim como os vestidos casacos-saias, eram muito populares. 

Aqui os vestidos saias-casacos

O material utilizado para meia calça - o nailon - pararam de ser muito produzidos, as mulheres então substituiram a meia por meia soquete ou as vezes, desenhavam uma linha atrás da perna imitando a meia calça. 


 Outra marca desse período de guerra foi o uso de acessórios: turbantes, chapéus, lenços para o cabelo, sapatos mais pesados (como plataformas, lançadas pela Carmen Miranda, como falei no post anterior) e bolsas a tira colo. Em tempo de recessão se investe nos acessórios.
 Além disso, havia um enfoque nos adereços para o cabelo, isso porque o cabelo das mulheres vinha crescendo, e elas não tinha o privilégio de corta-los ou trata-los sempre, então prendiam as madeichas com grampo ou usavam os chapéus, os turbantes, na que época eram muito bem trabalhados.

Os acessórios de cabelo


  As mulheres na época desejavam, acima de tudo, continuarem a parecerem  sutis e elegantes, apesar do ambiente. Usavam bastante o batom vermelho, com o resto da maquiagem bem simples e natural, as mulheres eram bem naturais, sem muito bronzeado.


Por hoje é isso, :D

Nenhum comentário:

Postar um comentário